A Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP) acaba de lançar o site do projeto Melhorando a Prevenção e Controle de Infecção para Resposta à COVID-19 no Brasil, conhecido como PREVCOVID-BR.
Em atividade desde agosto de 2020, o PREVCOVID-BR vem colhendo resultados animadores em um cenário de ascensão do número de infectados e mortos pela COVID-19 — mais de 290 mil óbitos até o momento (dado de 20/03/2021).
O projeto tem reforçado que as boas práticas de prevenção e de controle da infecção podem evitar a transmissão da SARS-CoV-2 nos serviços de saúde tanto de pacientes internados quanto de profissionais envolvidos na linha de frente da pandemia. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) indica que, entre auxiliares, técnicos, enfermeiros e obstetrizes, são mais de 2,4 milhões de pessoas.
O PREVCOVID-BR é um projeto criado pelo Departamento em Saúde Coletiva da EE-USP e conta com a participação de 23 profissionais da saúde, bolsistas no projeto, alocados em cinco hospitais em São Paulo e mais cinco em Manaus que trabalham pela redução dos riscos de contaminação pelo novo coronavírus dentro das dependências hospitalares.
Desenvolvido no Brasil em parceria com as Secretarias de Estado de Saúde de São Paulo e do Amazonas, Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o projeto conta com o apoio técnico da Anvisa, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM) e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) dos 11 hospitais participantes.
Dos Estados Unidos, o PREVCOVID-BR também recebeu apoio técnico do International Infection Control Program (IICP) do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), em Atlanta/USA.