O Centers for Disease Control (CDC), que participa com apoio técnico do projeto Melhorando a Prevenção e Controle de Infecção para Resposta à COVID-19 no Brasil (PREVCOVID-BR), noticiou a importância de se fortalecer a prevenção e o controle de infecções para interromper a transmissão de COVID-19 em ambientes hospitalares.
Agora, com o aumento de casos, internações e mortes pelas novas cepas e o não cumprimento do distanciamento social no Brasil, o alerta do CDC — agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (em inglês, United States Department of Health and Human Services) — tornou-se fundamental.
Financiado pela Fundação CDC, o PREVCOVID-BR foi desenvolvido pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP) em parceria com o International Infection Control Program (IICP) do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) no esforço de prevenção e controle da COVID-19 entre profissionais da saúde e os pacientes no Brasil.
A duas instituições criaram uma série de webinários bilíngues, transmitidas durante quatro meses, como parte de uma Comunidade de Prática (COP) e o Projeto ECHO® da Universidade do Novo México.
Os encontros online reuniram por sessão da COP de 45 a 70 participantes dos 10 hospitais brasileiros (5 em São Paulo e 5 em Manaus) que fazem parte do PREVCOVID-BR. Entre eles, membros de equipes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (HICC), enfermeiras, médicos, epidemiologistas e organizações parceiras, bem como bolsistas contratados para trabalhar no projeto
Os profissionais da saúde que trabalham no contingente de combate à COVID-19 puderam ouvir especialistas em controle de infecção dos Estados Unidos e do Brasil e compartilharam suas experiências para prevenção contra a transmissão de COVID-19 nos hospitais.
Os webinários estão disponíveis na aba Midiateca do site.