PREVIRAS-BR
As infecções respiratórias agudas (IRA) são a principal causa de morbidade e mortalidade por doenças infecciosas no mundo.
Além das doenças do trato respiratório inferior, como COVID-19, há tantas outras infecções muito comuns do trato superior, como laringite, faringites, nasofaringite e rinite, com vários agentes etiológicos, como influenza, adenovírus, virussincial respiratório, parainfluenza, rinovírus, bocavirus. Sem falar na tuberculose, importante doença respiratória presente no Brasil.
Portanto, a diminuição dos casos de COVID-19 não deve inibir a continuidade das medidas implementadas nas unidades de saúde destinadas a prevenir todas as IRA. O alerta deve ser constante nas equipes de Prevenção e Controle de Infecção dos serviços de saúde, responsáveis por desenvolver mecanismos que evitem a transmissão de IRA nos cuidados de saúde, entre os profissionais de saúde, pacientes e visitantes.
O projeto PREVIRAS-BR busca somar esforços junto às equipes das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), ao propor a cinco hospitais do município de São Paulo e cinco de Manaus, abordagens padronizadas para vigilância e prevenção de IRA, com o menor custo possível de recursos materiais e humanos.
Para este fim, o projeto desenvolve um pacote de medidas de prevenção de IRA a ser implementado, bem como propõe um ciclo contínuo de melhoria da qualidade por meio da avaliação periódica das capacidades de prevenção e o estabelecimento de uma Comunidade de Prática (CoP) por meio de webinários regulares para compartilhar experiências.
O Projeto
O PREVIRAS-BR resulta das experiências desenvolvidas no período de agosto de 2020 a setembro de 2022 do Projeto de Extensão Melhorando a Prevenção e Controle de Infecção para resposta à COVID-19 no Brasil (PREVCOVID-BR).
Uma iniciativa conjunta da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) e do Centers for Disease Control and Prevention/Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos da América (EUA).
Conta com o apoio de instituições governamentais brasileiras (ANVISA, Secretarias de Saúde municipais e estaduais por meio de suas coordenações de vigilância à saúde) e de especialistas do Prevenção e Controle de Infecções em serviços de saúde.
O PREVIRAS-BR teve início em novembro de 2022 e terá a duração de 10 meses. É coordenado por docentes do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da EEUSP conta com 25 bolsistas que apoiam as ações diretamente junto às equipes de prevenção e controle de infecções.
Equipe do Projeto
O PREVIRAS-BR está sob a coordenação geral de docentes do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da EEUSP, com cooperação técnica do International Infection Control Program/Programa de Controle Internacional de Infecções do CDC e do escritório do CDC no Brasil; e em âmbito da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); com apoio financeiro da CDC Foundation (CDCF).
Em Manaus, o projeto conta com o apoio da coordenação técnica da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM); e em São Paulo, de membros da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP), e do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES-SP). Ademais, o projeto recebe apoio local das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) dos dez hospitais participantes.