PREVIRAS-BR

As infecções respiratórias agudas (IRA) são a principal causa de morbidade e mortalidade por doenças infecciosas no mundo.

Além das doenças do trato respiratório inferior, como COVID-19, há tantas outras infecções muito comuns do trato superior, como laringite, faringites, nasofaringite e rinite, com vários agentes etiológicos, como influenza, adenovírus, virussincial respiratório, parainfluenza, rinovírus, bocavirus. Sem falar na tuberculose, importante doença respiratória presente no Brasil.

Portanto, a diminuição dos casos de COVID-19 não deve inibir a continuidade das medidas implementadas nas unidades de saúde destinadas a prevenir todas as IRA. O alerta deve ser constante nas equipes de Prevenção e Controle de Infecção dos serviços de saúde, responsáveis por desenvolver mecanismos que evitem a transmissão de IRA nos cuidados de saúde, entre os profissionais de saúde, pacientes e visitantes.

O projeto PREVIRAS-BR busca somar esforços junto às equipes das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), ao propor a cinco hospitais do município de São Paulo e cinco de Manaus, abordagens padronizadas para vigilância e prevenção de IRA, com o menor custo possível de recursos materiais e humanos.

Para este fim, o projeto desenvolve um pacote de medidas de prevenção de IRA a ser implementado, bem como propõe um ciclo contínuo de melhoria da qualidade por meio da avaliação periódica das capacidades de prevenção e o estabelecimento de uma Comunidade de Prática (CoP) por meio de webinários regulares para compartilhar experiências.

O Projeto

 

O PREVIRAS-BR resulta das experiências desenvolvidas no período de agosto de 2020 a setembro de 2022 do Projeto de Extensão Melhorando a Prevenção e Controle de Infecção para resposta à COVID-19 no Brasil (PREVCOVID-BR).

Uma iniciativa conjunta da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) e do Centers for Disease Control and Prevention/Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos da América (EUA).

Conta com o apoio de instituições governamentais brasileiras (ANVISA, Secretarias de Saúde municipais e estaduais por meio de suas coordenações de vigilância à saúde) e de especialistas do Prevenção e Controle de Infecções em serviços de saúde.

O PREVIRAS-BR teve início em novembro de 2022 e terá a duração de 10 meses. É coordenado por docentes do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da EEUSP conta com 25 bolsistas que apoiam as ações diretamente junto às equipes de prevenção e controle de infecções.

Equipe do Projeto

 

O PREVIRAS-BR está sob a coordenação geral de docentes do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da EEUSP, com cooperação técnica do International Infection Control Program/Programa de Controle Internacional de Infecções do CDC e do escritório do CDC no Brasil; e em âmbito da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); com apoio financeiro da CDC Foundation (CDCF).

Em Manaus, o projeto conta com o apoio da coordenação técnica da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM); e em São Paulo, de membros da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP), e do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES-SP). Ademais, o projeto recebe apoio local das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) dos dez hospitais participantes.

Estrutura operacional

Etapas do projeto

Instrumento de capacidade institucional

Priorização das lacunas

Plano de melhoria

Abordagem

Indicadores