O que é a SÉRIE DE DIÁLOGOS DA PRÁTICA?

É uma atividade que reúne especialistas e profissionais da prática em diálogos enriquecedores com o intuito de discutir os problemas e encontrar estratégias e soluções para o enfrentamento da COVID-19.
Quando ocorre? Durante os webinários quinzenais do projeto PREVCOVID-BR.
Quem participa? A participação aberta aos profissionais de saúde dos hospitais parceiros do projeto.

Comunidade de práticas (CoPs)

Antropologia e teoria social (Wenger, 2010).
O termo: Jean Lave e Etienne Wenger em seus estudos sobre a teoria da aprendizagem, para se referir ao processo de aprendizagem.
A aprendizagem envolve relações sociais, abrangendo neste contexto, muito mais do que a relação mestre e estudante.
Tem sido utilizado por organizações - A partilha de conhecimento é importante para o aprendizado organizacional. Essa prática mostrou ser uma abordagem estratégica e uma forma inovadora de promover a aprendizagem.

1. Domínio: grupo compartilha de uma paixão ou interesse em comum;
2. Comunidade: constrói-se com as relações e interações baseadas no aprendizado conjunto e o compartilhamento de informações;
3. Prática: os membros desenvolvem seu repertório próprio recorrente da prática compartilhada.


- Praticantes gerenciam o conhecimento que precisam;
- Criam uma conexão entre aprendizagem e desempenho em funções exercidas;
- Não se limitam, uma vez que se criam conexões além da estrutura organizacional e das restrições geográficas.

Resultados curto prazo

  • Resolução de problemas
  • Agilidade nas respostas às questões
  • Redução de tempo e custo
  • Melhora na qualidade das decisões
  • Maior perspectiva sobre os problemas
  • Sinergia entre as unidades
  • Recursos para implementações de estratégias
  • Qualidade de garantia reforçada
  • Capacidade de assumir riscos com o apoio da comunidade
 

Resultados longo prazo

  • Capacidade de executar um plano estratégico
  •  Autoridade com o paciente/usuário
  • Aumento da retenção de talentos
  • Capacidade para projetos de desenvolvimento do conhecimento
  • Fórum para benchmarking com as unidades da organização
  • Alianças baseadas no conhecimento
  • Surgimento de capacidades não planejadas
  • Capacidade de desenvolver novas opções estratégicas
  • Capacidade de prever os desenvolvimentos tecnológicos
  • Capacidade de aproveitar as oportunidades de mercado emergentes
Fonte: Adaptado e traduzido de Wenger et al. (2002)

SAÚDE

Tecnologias de comunicação e informação Ambiente virtual que agrega possibilidades de construção coletiva e colaborativa do conhecimento Sobre o conceito de Comunidade de Práticas
  • Potencializar a comunicação interativa;
  • Criar atividade de estudo e pesquisa que estimula a construção do conhecimento;
  • Ambiente em que os saberes são construídos num processo comunicativo relacional;
  • Disponibilizar e incentivar conexões lúdicas e navegações fluídas;
  • Desafio: estimular a aprendizagem colaborativa, adotando uma abordagem significativa, dialogando com a realidade do profissional da saúde;
  • Em cada conteúdo disponibilizado, cria um espaço de interação, que não é destacada em um fórum separado.
Referências
Wenger, E. (2010). Communities of practice and social learning systems: the career of a concept. In C. Blackmore (Ed.), Social learning systems and communities of practice (pp. 179–198). London, UK: Springer. doi: 10.1007/978-1-84996-133-2_11


FERNANDES, Flávia Roberta et al. Comunidades de prática: uma revisão bibliográfica sistemática sobre casos de aplicação organizacional. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 44-52, july 2016. ISSN 2237-826X. Disponível em: . Acesso em: 14 sep. 2020. doi:http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v5i1.46691.