Experiências desenvolvidas pelo projeto


Triagem pacientes externos e acompanhantes

O QUE CONSISTE A TRIAGEM DE PACIENTES EXTERNOS E ACOMPANHANTES, CONSIDERANDO A COVID-19?

Todos os serviços de saúde devem ter implementados procedimentos de triagem para detectar pacientes com suspeita de infecção pelo SARS-CoV-2 e, antes mesmo do registro do paciente, garantir que todos os pacientes, acompanhantes e visitantes sejam questionados sobre a presença de sintomas de uma infecção respiratória ou contato com possíveis pessoas com coronavírus.

 

A triagem é particularmente importante, durante epidemias e surtos de doenças infecciosas, para separar os pacientes com probabilidade de estarem infectados com o patógeno em questão.

  Na triagem é importante enfatizar a importância da
  •  higiene das mãos
  •  manutenção do distanciamento físico de pelo menos 1 metro
  •  uso de máscara

Em colaboração com as Comissões de Controle de Infecções Hospitalares (CCIHs) dos hospitais de São Paulo e Manaus, estão sendo realizados:

    Triagem de Pacientes Externos
    - Implementação de uma triagem funcional na entrada de pacientes: assegurar que todos serão avaliados quanto a sinais e sintomas.
    Triagem de Acompanhantes
    - Limitar a entrada de visitantes com suspeita de COVID-19 (incluindo acompanhantes, vendedores e serviços de terceiros).

O que o PREVCOVID tem feito para configurar e equipar a Triagem

  • Sinalização na entrada do serviço que direciona os pacientes a se comunicarem imediatamente com o balcão de registro da unidade que procuram atendimento.
  • Organização das instalações do serviço com barreiras físicas (pedestais que organizam as filas; barreiras de acrílico nos balcões de registro), marcação das cadeiras na sala de espera, recipiente com tampa (lixeiras) onde os pacientes podem descartar lenços de papel usados.
  • Banners com orientações e alertas visuais na entrada das instalações e em áreas estratégicas (por exemplo, áreas de espera ou elevadores) sobre higiene respiratória e etiqueta para tosse e distanciamento social.
  • Higienização das mãos com álcool 70% (aquisição de totens).
  • Avaliação de pacientes que apresentam sintomas COVID-19 na triagem.
  • Treinamento da equipe sobre os procedimentos de triagem, definição de caso COVID-19 e uso de equipamento de proteção individual (EPI) adequado (máscara, avental e luvas).
  • Treinamento do pessoal administrativo que trabalha na área de recepção sobre como realizar a higiene das mãos, manter a distância adequada e como aconselhar os pacientes sobre o uso adequado de máscaras médicas, higiene das mãos e separação de outros pacientes.
  • Preenchimento de instrumento de triagem elaborado pelo projeto.

REFERÊNCIAS

NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020. nota-tecnica-gvims_ggtes_anvisa-04_2020-25-02-para-o-site.pdf (www.gov.br)
Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Standard Operating Procedure (SOP) for Triage of Suspected COVID-19 Patients in non-US Healthcare Settings: Early Identification and Prevention of Transmission during Triage. https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/hcp/non-us-settings/sop-triage-prevent-transmission.html#background-purpose

Experiências e conhecimentos sobre triagem


Triagem de pais e cuidadores em neonatologia

Reunião Técnica do Projeto PREVCOVID-BR realizada em 27 de outubro de 2021 com especialista

A Dra. Roseli Calil, neonatologista da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), consultora da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM/DAPES/SAS/MS), compartilhou experiências e conhecimentos sobre triagem de pais e cuidadores em neonatologia na reunião técnica do Projeto PREVCOVID-BR.

 

A reunião contou com a participação dos bolsistas e membros das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar dos hospitais participantes do projeto. Dra. Roseli compartilhou documentos e informações disponíveis no Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente do IFF/Fiocruz.

Documentos e informações disponíveis Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente do IFF/Fiocruz

Leia também OPAS - Prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde em Neonatologia em Documentos Úteis